terça-feira, 3 de agosto de 2010

TECNOLOGIA VOLTADA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

TECNOLOGIA VOLTADA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA



07/07/2010 · Deixe um comentário

Empresas de vários setores nos últimos anos passaram a investir em inovações que facilitam a vida dos deficientes. Uma iniciativa interessante é da Looktel, que criou um software para celular, que reconhece e identifica os objetos de maneira falada.
Outra inovação é da Apple, cujo iPad tem alguns recursos de acessibilidade, pois aumenta o texto e ajusta o contraste da tela para pessoas de baixa visão e tem um software de voz, que lê todos os livros disponíveis no iBooStore. Também a Nokia, fabricante de celulares, introduziu vários aplicativos para deficientes, como o Audio aid, que permite que certos sons sejam percebidos como vibrações pelo deficiente auditivo. O Nokia Magnifier é uma lupa eletrônica que usa a câmara do aparelho, e ajuda quem tem baixa visão. Com o Color Detectorbasta apontar o celular para um objeto, e ele diz sua cor.
Os produtos não têm preços tão acessíveis assim. Entretanto não se pode tirar o mérito de empresas que investem em pesquisas e protótipos focados em tecnologia a serviço da acessibilidade.
Equipe BlogDorina – blog@fundacaodorina.org.br

Nenhum comentário: