terça-feira, 17 de agosto de 2010

Seleção Brasileira de Rugbi participa de Torneio no México


Rúgbi em cadeira de rodas
A seleção brasileira de rúgbi em cadeira de rodas, representada por atletas universitários, participa desde sexta-feira do III Torneio Quadrirugby Maximus (MMX). A competição reúne as principais equipes da América do Sul. Além do Brasil e do México, participam Colômbia, Canadá e Estados Unidos. Com duas derrotas, Brasil 11 X EUA 58  e Brasil 19 X Colombia 61, o grupo termina a participação nesta quarta-feira, 18 de agosto.

"Apesar dos resultados, houve um  grande crescimento individual e coletivo da equipe. O esporte é recente no país, então acredito que o objetivo de ganhar experiência está sendo cumprido perfeitamente", avaliou Luiz Claudio Pereira, vice-presidente do CPB.

O grupo foi formado especificamente com atletas estudantes. Os jogadores foram selecionados a partir do campeonato brasileiro, que ocorreu em Ceilândia, DF, no mês de maio. Dos nove atletas, quatro já disputaram competição fora do país. O restante da equipe é formada por jogadores que descobriram o esporte no Brasileiro deste ano.

"Tivemos um jogo amistoso contra uma equipe formada por atletas cariocas. A seleção mostrou ser uma equipe guerreira, que está disposta a vencer. Como alguns jogadores estão no início de carreira, aproveitamos para treinar posicionamento em quadra e detalhes de regras. Gostei da atitude e do conjunto do grupo", avaliou Eduardo Mayr, presidente da ABRC, Associação Brasileira de rúgbi em cadeira de Rodas.

O Brasil participou do torneio pela primeira vez em 2008, quando a delegação embarcou para Bogotá, na Colômbia, para representar o país em sua primeira competição internacional. No ano seguinte, a competição ocorreu no Rio de Janeiro, quando ocorreu a primeira vitória nacional contra os argentinos.

Esta será a primeira vez que o México receberá o evento. A competição vai ocorrer na Cidade do México, capital do país. Com objetivo de fomentar o esporte dentro das faculdades e universidades, este ano a ABRC, junto com o CPB, preferiu uma seleção composta apenas por atletas universitários.

"Esse campeonato é muito importante para que a modalidade seja desenvolvida na América. Queremos que o esporte se torne cada vez mais competitivo no nosso continente. Conseguimos agrupar atletas estudantes com qualificação e isso é muito importa", finaliza Luiz Claudio.

Confira os atletas:

Caio Sampaio   2.5
Bruno Barcelos 0.5
Renan Preste   0.5
Lucas França   1.0
Rafael Pinho   1.5
José Raul      1.5
José Higinio   2.5
Rafael Lucena  2.5


Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)

Nenhum comentário: