terça-feira, 3 de agosto de 2010

Jogos dos Países de Língua Portuguesa - ATLETISMO PARAOLIMPICO BRASILEIRO REPRESENTADO

Jogos dos Países de Língua Portuguesa

Atletismo paraolímpico representado
Jogos dos Países de Língua Portuguesa
Começou nesta sexta-feira, 30, a sétima edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento ocorre pela segunda vez em Maputo, Moçambique. A primeira aconteceu em 1997. Participam cerca de 600 atletas de oito países. Os representantes de Moçambique, Angola, Portugal, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor Leste  disputam medalhas em seis modalidades: handebol feminino; atletismo masculino feminino e adaptado; basquete masculino; futebol masculino; Tênis masculino e feminino e vôlei de praia masculino e feminino.

O limite de idade é de até 20 anos para os atletas paraolímpicos, ( PPD T-12 e T-13), e 16 para os atletas olímpicos.

Além das competições esportivas, estão previstas atividades culturais com artistas dos oito países para reforçar o lema escolhido desta edição: "Uma comunidade, uma língua, um mar de culturas".

O Brasil participa dos Jogos com uma delegação de 67 pessoas sendo três atletas paraolímpicos. Jhulia Karol dos Santos, da classe T11, Yeltsin Ortega Jacques, da classe T12, e Viviane Ferreira Soares, da classe T13, vão representar o país na modalidade atletismo adaptado. Além dos três atletas, foram convidados pela equipe do COB os guias Fabio Dias; Jorge Souza, mais conhecido como Chocolate; e o técnico Cássio Henrique Damião. A delegação nacional também terá representantes nas modalidades atletismo, basquete masculino e handebol feminino. Jessé Oliveira é o chefe da delegação brasileira.

Na sétima edição dos Jogos, o país tem atletas em três das seis modalidades da competição. No basquete masculino, será representado pelo time do Colégio Pessoa, de São Paulo. No handebol feminino, pelas alunas do Colégio Anglo Líder, de Pernambuco. As duas equipes foram as vencedoras, na categoria 15 anos, das Olimpíadas Escolares de 2009. O Brasil também compete no Atletismo para homens e mulheres, bem como no paraolímpico.

O objetivo dos Jogos é preparar a nova geração para os Jogos do Rio 2016. A Competição segue até o dia 7 de agosto.



Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro

Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)

Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)

Em Brasília

Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)

Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)

Nenhum comentário: