quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Fabiana Murer vence em Zurique e conquista Liga de Diamante




Brasileira saltou 4,81m e manteve boa fase em 2010; ela também conquistou os GPs de Roma, Mônaco e Eugene
Agência Estado


A brasileira Fabiana Murer conquistou nesta quinta-feira o título da Liga de Diamante, o circuito de competições que reúne a elite do atletismo mundial. A vitória foi assegurada com a primeira colocação na 13ª e penúltima etapa do evento, disputada em Zurique, na Suíça, em que ela atingiu a marca de 4,81 metros no salto com vara.
Na disputa em Zurique, a última etapa para o salto com vara - a Liga de Diamante acaba na semana que vem, com a competição em Bruxelas, na Bélgica -, Fabiana Murer esteve sempre na liderança da prova. E, depois de assegurar o título, ela ainda tentou bater seu recorde pessoal (4,85 metros), mas falhou nas três tentativas de 4,90 metros.

A medalha de prata em Zurique foi para a russa Svetlana Feofanova, a maior rival de Fabiana Murer na disputa da Liga de Diamante - a supercampeã russa Yelena Isinbayeva, que é recordista mundial do salto com vara, não participou do circuito. Ela subiu ao pódio com 4,71 metros, enquanto a alemã Silke Spiegelburg foi bronze (4,61 metros).

Foi a quarta medalha de ouro de Fabiana Murer na Liga de Diamante, circuito mundial que substituiu nesta temporada a extinta Golden League. Antes de Zurique, ela tinha vencido as etapas de Mônaco, Roma e Eugene. Além disso, foi prata em Gateshead e bronze em Estocolmo. Assim, somou 23 pontos, contra apenas 14 de Svetlana Feofanova.

Com a conquista do título da Liga de Diamante, Fabiana Murer encerra uma temporada perfeita. Em março, ela já tinha sido campeã no Campeonato Mundial Indoor em Doha, no Catar. E em junho bateu o seu recorde pessoal, ao fazer 4,85 metros. Agora, levou um prêmio de US$ 40 mil e um troféu em formato de diamante pela vitória no circuito.

Nenhum comentário: