quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Conceitos de Diversidade

Conceitos de Diversidade



Para que possamos desempenhar melhor nosso papel de educadores não só na área de Educação 
Física mais em todas as áreas do ensino, temos que ter uma melhor compreensão de alguns conceitos 
muito marcantes em nossa sociedade, desta forma devemos fazer uma abordagem antropológica dos 
conceitos de: diversidade, desigualdade, etnocentrismo e alteridade.
Assim sendo, ao longo da historia, na qual a colonização se fez presente, a escravidão, o autoritarismo
 e a recusa pelo negro como pessoa biologicamente e culturalmente de igual importância na sociedade, 
 contribuíram para o sentido de inferioridade do negro brasileiro e a ideologia de degenerativa do 
mestiço;  Foram os mecanismos de dominação ideológica mais popular já produzido no Mundo 
sendo um exemplo claro dos conceitos do Etnocentrismo na historia e que permanecem ainda no
imaginário social dos tempos atuais, o que dificulta a ascensão social do negro, pois este é visto 
como indolente e incapaz intelectualmente.


No Brasil existe o “mito da democracia social” que tem como objetivo propagar que não existem 
diferenças raciais no País e que todos aqui vivem de forma harmoniosa, sem conflitos.  E que existe 
a igualdade de oportunidades para brancos, negros, mestiços, pobres e ricos.  


A disserminação deste mito permitiu esconder as desigualdades que é constatada nas praticas 
discriminatórias de acesso ao emprego, dificuldade de crescimento social da população negra e 
já nessa fase, também as camadas mais pobres que ocupam os piores lugares na estrutura social, 
que freqüenta as piores escolas e que recebem remuneração inferior a dos Branco e ricos, pelo 
mesmo trabalho e tendo a mesma qualificação profissional.
No nosso cotidiano escolar traz vários exemplos do mito da democracia social.  


O aspecto da cultura da classe dominante que a escola transmite, pois reflete as classes 
privilegiadas e não a totalidade da população, embora haja, contudo no interior da escola 
e que possibilitam confrontar essa cultura hegemônica, desprezada pela diversidades culturais
 trazidas pelo diversos alunos, assim apesar da escola inculcar, introduzir o saber dominante, 
essa educação social diversificada poderia ser mais evidente a cultura popular.


Nós como educadores devemos ter uma proposta educacional voltada par a diversidade, junto 
às variações de culturas;  Colocando todos nós educadores (de que área que seja), um desafio 
de esta atentos às diferenças econômica (desigualdade social), etnologia racial e de buscar o 
domínio de um saber crítico que permita interpleta essa alteridade – mudanças de culturas 
sem nenhum preconceito.


Nós como educadores, temos a obrigação não só de conhecer os mecanismos e os conceitos da 
dominação cultural, econômica, social e política;  Ampliando os nosso conhecimentos 
antropológicos, mais também de perceber as diferenças etno culturais sobre essa realidade 
cruel e desumana.


A educação escolar é um espaço privilegiado para crianças, jovens e das camadas populares 
terem acesso ao conhecimento cientifico e cultural em geral.  Do qual a população pobre e negra 
é excluída por estarem num meio social desfavorecido.
A escola é o espaço onde se encontra a maior diversidade cultural e também local mais 
discriminador.  Tanto assim que existem escolas para ricos e pobres, de boa e má qualidade,
 respectivamente.  Por isso, trabalhar as diferenças é um desafio para o professor.  Por ele 
mediador do conhecimento. 


A escola em que ele foi formado e na qual ele trabalha é reprodutora do conhecimento da 
classe dominante, classe esta que determina as regras e determina o que deve ser transmitido
 aos alunos.  Mas se o professor for detentor de um saber critico, poderá questionar esses
valores e saberá utilizar desse conhecimento o que ele tem de valor, respeitando as desigualdades, 
alteridades e as diversidades.


Autoria: Dayverson de Castro

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