quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Compreensão histórica da evolução dos Portadores de Deficiências.







Aula de Educação Especial, a discussão do plano de ensino da disciplina, cujos principais objetivos são, dentre outros:

* Analisar a trajetória histórica da Educação Especial;


* Conhecer a legislação acerca da Educação Especial;


* Estabelecer paralelo entre diversidade e diferença;


* Caracterizar os Educandos Portadores de Necessidades Educativas Especiais;
* (...)


Em um segundo momento, a professora nos expos os livros que constituem as suas referências. Cito alguns dos mais interessantes: 




O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns - Moaci Alves Carneiro

Um livro sobre educação inclusiva, feito para auxiliar os educadores e instituições no trabalho diário com os alunos, no intuito de universalizar a escola e planejar o progresso de inclusão social. Essa obra faz parte da coleção Educação Inclusiva, enfim... Uma leitura básica para uma discussão atual.




Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? - Maria Teresa Égler Mantoan

Formar uma nova geração a partir de um projeto educacional inclusivo é fruto do exercício diário da cooperação e da fraternidade, do reconhecimento e do valor das diferenças, o que não exclui a interação com o universo do conhecimento científico sistematizado.











 A educação escolar não pode ser pensada nem realizada senão a partir da idéia de uma formação integral do aluno - segundo suas capacidades e talentos - e de um ensino participativo, solidário e acolhedor. 


De forma didática, a autora define inclusão escolar, discute as razões pelas quais esse tema tem sido proposto, quem são seus beneficiários e conclui debatendo sobre os possíveis caminhos para se concretizar a inclusão em todas as salas de aula de todos os níveis de ensino. 




Realizadas as principais apresentações, iniciamos a compreensão histórica da evolução dos Portadores de Deficiências. Observamos que o modo com que os Portadores de Deficiência são tratados varia nos diferentes momentos históricos.

Antiguidade Clássica (4.000 AC até 476 DC) – busca da perfeição: a arte, a ciência, a técnica da retórica. Deficiente – sub-humano (abandono ou eliminação).

Idade Média (476 até 1453) – conhecimento religioso (dicotomia – Deus/Diabo,céu/inferno. Deficiente – acolhidos em conventos (castigo/caridade). Inquisição – eliminação dos hereges ou endemoniados (loucos, adivinhos, deficientes).

Idade Moderna (1453 até 1789) – homem animal racional. Deficiência – patologia/tratamento (modelo médico). Método experimental – leis da natureza. Método científico iniciam-se estudos sobre a tipologia e a classificação.

Idade Contemporânea (de 1789 - era atual) – homem em sociedade. Direitos humanos - Movimento de integração. Deficiente – ser de direito e com possibilidades de aprender.

Idade Contemporânea (de 1980 - era atual) – sujeito de direitos. Direitos humanos - Movimento de inclusão de todos, respeito à diversidade.


Depois de uma pequena discussão acerca do tema exposto, a prof. Beta aplicou a nossa primeira avaliação. Ao mesmo tempo que objetivou nos conhecer, também pretendeu levantar nossos conhecimentos prévios sobre Educação Especial.

Assim encerramos nosso primeiro encontro, com a certeza de que há muito a ser conhecido e estudado neste semestre!


"Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças" -Maria Teresa Eglér Mantoan

Nenhum comentário: