domingo, 22 de agosto de 2010

Brasil é tricampeão mundial de Futebol de 5


Seleção derrotou a Espanha por 2x0 e garantiu o título e a vaga para Londres 2012
Brasil é tricampeão mundial de Futebol de 5
Foto Polyana Resende/CPB
Se na Copa do Mundo a Espanha foi campeã e o Brasil não conseguiu passar das quartas de final, no Mundial de Futebol de 5 para cegos, a seleção brasileira mostrou porque é considerada a melhor e conquistou o Tricampeonato Mundial. 

O Brasil venceu a Espanha por 2x0 na final, este domingo, 22, em Hereford, na Inglaterra, e garantiu o título e a vaga nas Paraolimpíadas de Londres 2012. 

Ricardinho e Jefinho marcaram, chegando a cinco gols cada. Jefinho, com 20 anos, foi eleito o melhor jogador da competição.

O Brasil começou a partida nervoso. Tanto que o primeiro chute a gol foi da Espanha, com Marcelo Rosado. Mas foi só. A seleção brasileira começou a buscar o gol e dominou a partida. Ricardinho era o que mais corria, construindo as jogadas principalmente com Jefinho. Na hora de finalizar, entretanto, os brasileiros ficavam na trave ou no goleiro espanhol, que foi eleito o melhor arqueiro da competição. Aos 19 minutos , a bola finalmente entrou. Ricardinho desarmou o ataque espanhol e, com velocidade, subiu pela esquerda, cortando para o meio e chutando forte e cruzado, sem defesa para Alvaro Gonzalez. A Espanha tentou responder com um chute de Rosado, mas a bola foi para fora. Bill, Ricardinho e Jefinho ainda tentaram ampliar o placar, mas a bola teimou em não entrar.

Toda a tranqüilidade demonstrada pelo selecionado brasileiro com o passar do primeiro tempo se dissipou no início do segundo. 

Em seis minutos, o Brasil já havia cometido três faltas. Com o decorrer da partida e o domínio do jogo, os jogadores brasileiros mais uma se tranqüilizaram. Mesmo assim, aos 13 minutos, cometeram a quarta falta coletiva. 

O artilheiro do Mundial, Antonio Martin, se apresentou para bater o tiro livre direto de oito metros. Mas o goleiro Fábio levou a melhor: o espanhol chutou no meio e o brasileiro não teve dificuldades para agarrar. 
Menos de um minuto depois, os brasileiros puderam respirar aliviados.
Jefinho trabalhou bem a bola, infiltrou na defesa espanhola e mandou a bola para o fundo da rede, dando números finais à partida: Brasil 2x0 Espanha.

“Final é sempre um jogo nervoso. Mas o Brasil fez um campeonato perfeito. Tudo que nós combinamos, conseguimos aplicar na prática”, comemorou o técnico brasileiro, Ramon Pereira. 

“A obediência da equipe de fazer tudo o que nós da comissão técnica pedimos foi importantíssima para essa conquista”, argumentou, destacando que todas as estratégias usadas pelo Brasil foram discutidas com todo o grupo, às vésperas das partidas.

“A Espanha tem uma defesa muito boa, bastante experiente. Até conseguirmos fazer o segundo gol, eles estavam muito recuados, com os quatro jogadores atrás. Depois de abrirmos o placar eles tiveram que sair para o ataque e ficou um pouco mais fácil”, explicou Ricardinho, autor do primeiro gol brasileiro.

“Agora está comprovado que o Brasil tem o melhor futebol do mundo”, comemorou Jefinho. 

Para Jefinho, a partida contra a Espanha foi a mais difícil do Mundial.

“Pela tensão que teve a partida, pelo nervosismo. Mas soubermos administrar e jogar concentrados o tempo todo”, avaliou.

BRASIL: Fábio, Sandro, Bill, Jefinho e Ricardinho. Entraram João Batista e Damião. ESPANHA: Alvaro González, Adolfo Acosta, Alfredo Cuadrado, Vicente Aguilar e Marcelo Rosado. Entrou Antonio Martin.

Título inquestionável
O presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, comemorou a conquista do selecionado em Hereford.

“Foi um título inquestionável. O Brasil mostrou o melhor futebol do campeonato e correu poucos riscos na final”, avaliou Parsons. 

“Este título é o coroamento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela comissão técnica brasileira. 

Além de garantir a vaga para Londres 2012, o Brasil reafirma seu favoritismo. 

Parabéns aos atletas pela conquista, cada um fez a sua parte e contribui para este título”, concluiu Parsons.

Jefinho é eleito o melhor do mundo
O atacante brasileiro Jeferson Gonçalves, o Jefinho, foi eleito o melhor jogador do Mundial. 

O baiano de 20 anos encantou a todos com sua velocidade e habilidade para conduzir a bola. 

O caçula da seleção era só sorrisos após a vitória e o título de melhor jogador da competição.

“É uma emoção que não dá para explicar. É o reconhecimento do trabalho que fizemos durante todo este ano. Agradeço aos meus companheiros que me dão força o tempo todo. Ofereço este título a eles e à minha família, que me apóia sempre.”

De olho em Londres 2012
Com o título de Campeão Mundial, o Brasil garantiu sua vaga para as Paraolimpíadas de Londres 2012. 
Bicampeões paraolímpicos, os brasileiros pretendem conquistar a terceira medalha de ouro daqui a dois anos, mais uma vez na Inglaterra.

“A nossa maior preocupação era conseguir a vaga para Londres 2012. Agora temos dois anos para trabalhar tranquilamente”, destaca o técnico brasileiro, Ramon Pereira.

China derrota donos da casa e fica com o 3º lugar
Os chineses venceram a Inglaterra por 1x0 e garantiram a medalha de bronze no Mundial de Futebol de 5 para cegos. 

Os donos da casa não conseguiram parar o jogo rápido dos asiáticos. Dominando a partida, o camisa 11 chinês, Ya Feng Wang, eleito o melhor jogador jovem da competição, teve diversas oportunidades. 

E garantiu a vitória com apenas nove minutos de partida, com um chute forte da intermediária. O goleiro inglês não conseguiu defender, a bola estourou na trave, bateu na cabeça do arqueiro que estava caído e entrou lentamente para o gol. A Inglaterra ainda teve a oportunidade de empatar com David Clarke, seu experiente capitão, numa cobrança de pênalti, mas ele chutou para fora.

O título para dizer adeus
O capitão da seleção brasileira nos últimos seis anos, Sandro Laina, se despediu do futebol neste domingo. 
O defensor, que foi bicampeão paraolímpico e pentacampeão da Copa América com a camisa do Brasil, disse adeus à seleção levantando a taça do título de Campão Mundial. 
Aos 29 anos, Sandro se aposenta para assumir a presidência da Confederação Brasileira de Esportes para Deficientes Visuais (CBDV), em novembro.

“Confesso que essa despedida mexeu comigo, fiquei meio ansioso no início, mas depois me tranqüilizei”, declarou o capitão brasileiro.

“O mais importante é conseguimos o título e a vaga para as Paraolimpíadas. Tudo isso pode trazer muito para o Futebol de 5 do Brasil”, argumentou.

Mesmo assim, levantar a taça de campeão do Mundo mexeu com o defensor brasileiro.

“Na hora que me entregaram a taça eu me lembrei dos grandes capitães da seleção convencional que já levantaram uma, Bellini, Carlos Alberto, Dunga... da alegria que esse momento traz aos brasileiros.

 É uma pena que a gente não consiga mover os brasileiros da mesma forma ainda”, lamentou Sandro.

Já assumindo uma nova postura, de dirigente, ele promete não abandonar sua modalidade origem.

“Agora terei que olhar para as outras modalidades, mas o carinho pelo futebol permanece. Minha família esportiva é aqui. Sempre que puder estarei com eles”, garantiu.

RESULTADOS DO DIA
3º LUGAR
China 1x0 Inglaterra

FINAL
Brasil 2x0 Espanha

Melhor jogador: Jefinho, Brasil
Artilheiro: Antônio Martin, Espanha
Melhor jogador jovem: Ya Feng Wang, China
Melhor goleiro: Alvaro González, Espanha

A trajetória do Brasil
1ª fase
Brasil 2x0 China
Brasil 1x0 França
Brasil 3x0 Grécia
Brasil 0x0 Argentina

Semifinal
Brasil 5x1 Inglaterra

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Brasil
2º Espanha
3º China
4º Inglaterra
5º França
6º Colômbia
7º Argentina
8º Japão
9º Grécia
10º Coreia do Sul
    
Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Thalita Kalix (Media Guide) - (thalita.kalix@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)

Nenhum comentário: