sábado, 29 de maio de 2010

Conheçam as principais ocupações profissionais na Educação Física.



vejam as principais ocupações de profissionais de educação física no site : http://www.educacaofisica.com.br/especiais/educacaofisica/guia.asp

Administrador Desportivo

Descrição do Cargo
Profissional que atua na administração de empresas públicas ou privadas ligadas à produção de bens ou prestação de serviços relacionados à atividades esportivas, recreativas ou de lazer.

Além dos conhecimentos administrativos comuns para gerir qualquer empresa, o administrador desportivo precisa conhecer a dinâmica e as demandas das diversas atividades físicas com as quais se relaciona. Trabalha normalmente na administração de empresas ligadas ao setor esportivo, nos setores comercial (venda e pós-venda), financeiro (faturamentos, pagamentos, financiamentos) e logístico/operacional (entregas, manutenção, prestações de serviço)

Formação Básica
Ensino superior como bacharelado em administração de empresas ou em educaçao fisica ou em esportes.

Formação Adicional
Pós-graduação Lato Sensu em Administração Desportiva ou Marketing. Cursos de especialização com ênfase em gestão desportiva.

Mercado de Trabalho
Em expansão devido à profissionalização do marketing e da gestão dos clubes esportivos. A crescente visibilidade das competições esportivas e grande captação de recursos exigirão cada vez mais profissionais qualificados.

Aspectos Favoráveis: É uma área nova com grande potencial de crescimento e oportunidades. As empresas patrocinadoras do esporte cada vez mais exigem profissionalismo e competência na gestão dos recursos empregados. Por ser nova, ainda há poucos profissionais com muita experiência, o que abre as portas para aqueles que desejam entrar na carreira.

Aspectos Desfavoráveis: A formação em Educação Física ainda é muito tecnicista e os profissionais da área têm pouca intimidade com os temas administrativos e de marketing, o que dá uma vantagem aos formados em outras carreiras como administração.

Características Pessoais
Liderança, organização, empreendedorismo, capacidade de lidar com vários temas ao mesmo tempo.

Estratégias de carreira

Vida acadêmica: Para um profissional de Educação Física, é imprescindível que a formação seja completada por cursos de pós-graduação ou especialização na área de gestão ou marketing esportivo. Estágios em clubes esportivos são importantes para um maior conhecimento das ações específicas do administrador.

Vida profissional: em um clube esportivo, o administrador tem muitas responsabilidades e em geral, tem uma diretoria à qual deve reportar-se. Isso implica em uma grande pressão profissional e um número de horas de trabalho prolongado. Por outro lado, há possibilidades de ascensão na carreira para profissionais que se destaquem, devido à carência de mão-de-obra especializada e competente.



Avaliador Físico Atua na mensuração e avaliação de parâmetros morfológicos, e fisiológicos de indivíduos, de forma a possibilitar o planejamento de atividades físicas específicas para as necessidades e possibilidades dos clientes. Trabalha normalmente em academias, salas de musculação de clubes, spas, clínicas de estética e institutos ou labor...Consultor Técnico Profissional que atua junto às empresas ou entidades ligadas à produção de bens ou prestação de serviços relacionados às atividades físicas e desportivas, contribuindo e influindo com seu conhecimento específico na tomada de decisões gerenciais e administrativas. Trabalha normalmente em empresas ligadas ao setor esportivo, em

...Coordenador Técnico Atua liderando um grupo de professores/instrutores, planejando, orientando, coordenando e ajudando na execução das diversas atividades cotidianas inerentes a um departamento técnico esportivo (natação, ginástica, musculação, etc.), como aulas, avaliações, festivais, competições, demonstrações, premiações, sempre no sentido de

...Fisiologista Atua especificamente na mensuração e avaliação de parâmetros fisiológicos, de forma a possibilitar o planejamento de atividades físicas específicas para as necessidades e possibilidades dos clientes. Atua principalmente agregado a comissões técnicas de equipes esportivas competitivas profissionais, (futebol, voleibol, basquete...Gerente Operacional Atua monitorando e orientando a atuação de coordenadores técnicos, articulando e integrando as suas iniciativas, em função do planejamento global da empresa e visando a otimização dos resultados gerais esperados. Nos clubes, equivale ao cargo de Diretor Geral de Esportes (DGE). Muito comum em academias e clubes esportivos. ...Instrutor de Ginástica Laboral Atua ministrando sessões de ginástica laboral (calistenia básica, exercícios de alongamento muscular e mobilidade articular), de caráter preventivo ou compensatório para os trabalhadores de uma empresa, visando minimizar o absenteísmo e maximizar a qualidade de vida e capacidade de trabalho dos empregados. Trabalha normalmente

...Personal Trainer Atua planejando, ministrando e avaliando individualmente atividades físicas para uma pessoa, visando a consecução de objetivos determinados e pré-combinados, como melhorar a qualidade de vida, emagrecer, preparar-se para uma atividade ou evento específico, etc. Pode atuar na residência do contratante, em espaços públicos (como...Preparador Físico Descrição do Cargo Atua planejando, ministrando e avaliando atividades físicas para atletas de uma determinada modalidade esportiva, visando maximizar o seu desempenho físico para as diversas competições. Atua muito frequentemente em clubes, em equipes constituídas por assisten...Professor de AcademiaOBSERVAÇÃO: Por extensão, ocupações como professor de musculação, de ginástica, de natação, de hidroginástica, de artes marciais, entre outras, encontram-se contempladas neste item, já que estas modalidades são praticadas predominantemente em academias. Profissional que atua planejando, ministrando e avaliando atividades físicas

...Professor de Educação Física Escolarr Atua planejando, ministrando e avaliando atividades físicas para as diversas séries escolares (as 8 séries do 1º. Grau e as três do 2º.), dentro do projeto Pedagógico da instituição e consoante com as diretrizes administrativas e técnicas para cada idade. Normalmente possui todas as atribuições, direitos e deveres dos demais p



...Professor de Educação Física Especial
Profissional que atua planejando, ministrando e avaliando atividades físicas para indivíduos portadores de necessidades especiais, como amputados, paraplégicos, hemiplégicos, deficientes mentais, deficientes sensoriais, etc., normalmente como parte de um projeto de inclusão e promoção social de instituição especializada ou em
Professor de Educação Física Especial

Descrição do Cargo
Profissional que atua planejando, ministrando e avaliando atividades físicas para indivíduos portadores de necessidades especiais, como amputados, paraplégicos, hemiplégicos, deficientes mentais, deficientes sensoriais, etc., normalmente como parte de um projeto de inclusão e promoção social de instituição especializada ou em clube ou academia, no caso de atletas que se dedicam ao esporte para deficientes.

Formação Básica
Ensino Superior em Educação Física ou Esporte, com Bacharelado ou Licenciatura Plena em Curso de 4 anos.

Formação Adicional
Pós-graduação Lato Sensu em Atividade Física ou Esporte para Deficientes. Cursos mais curtos de especialização e atualização devem ser feitos a intervalos não superiores a dois anos.

Mercado de Trabalho
Em expansão, mas ainda bastante competitivo. Os salários estarão na dependência de onde se trabalha: Personal Trainer e professor em Instituição privada são os que melhor ganham. Professor em ONGs ou clubes tem ganhos oscilantes dependendo do projeto em que estiverem inseridos ou da política vigente. É preciso VOCAÇÃO.

Aspectos Favoráveis: Para quem gosta de trabalho multidisciplinar e de atividades de promoção social é um trabalho dos mais gratificantes. É uma atividade que exige muito estudo e conhecimento específico das doenças e síndromes com as quais se trabalha. Com o tempo e dependendo de seus ganhos, o profissional pode inclusive especializar-se em uma ou mais deficiências de sua preferência.

Aspectos Desfavoráveis: A pouca ou nenhuma ênfase que os poderes constituídos dão para este tipo de público no Brasil. As políticas públicas de Atividades Físicas para Deficientes, dependendo da região ou estado, ou são insipientes ou inexistentes. Isso torna os ganhos muito oscilantes e dependentes de onde se atua, trazendo muita insegurança. A maior parte dos profissionais atua também em outros nichos de mercado.

Características Pessoais
Sólida estrutura emocional, motivador, criativo e paciente.

Estratégias de carreira

Vida acadêmica: Há cursos de atualização acessíveis já aos estudantes. Em Congressos, sempre há palestras, painéis e mesas redondas sobre o tema. Neles você deve, além de acumular conhecimento, ir se inteirando das novidades e das tendências da carreira. Dê toda importância às disciplinas ditas para-médicas (Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Cinesiologia) e procure inteirar-se das entidades que atuam neste tipo de atividade. Adquira sólidos conhecimentos de Crescimento e Desenvolvimento. Para estagiar, procure boas Instituições do setor, como boa infra-estrutura e corpo docente especializado, mesmo que elas sejam um pouco mais longe ou que tenham condições de atuação mais duras.

Vida profissional: O mais interessante é você se agregar a Instituições especializadas nesta atividade, nem que inicialmente seja como mero auxiliar e que a remuneração seja baixa. Nesta fase, procure apreender dos profissionais com mais experiência e sucesso não só os aspectos técnicos da aula em si, mas também leia, pesquise a prenda tudo sobre as deficiências com as quais estiver trabalhando. Atue sempre de forma multidisciplinar. Pesquise constantemente novos conhecimentos e novas atividades e dinâmicas, utilizando-as de modo a tornar suas aulas menos repetitivas e mais motivantes. Se surgir a oportunidade, inicie assim que ganhar confiança, uma carteira de clientes particulares, com os quais as condições de trabalho sejam as melhores possíveis e os ganhos financeiros também.



...Professor de Educação Física Pré-Escolar Profissional que atua planejando, ministrando e avaliando atividades físicas para as séries ditas pré-escolares (Maternal, Jardim da Infância e Pré-escola), dentro do projeto Pedagógico da instituição e consoante com as diretrizes administrativas e técnicas para cada idade. Normalmente possui todas as atribuições, direitos e d

...Professor de Ensino Superior Atua planejando, ministrando e avaliando atividades pedagógicas teórico-práticas para os Cursos de Educação Física do ensino superior, dentro do projeto institucional de cada Faculdade ou Universidade e consoante com as diretrizes administrativas e técnicas dos respectivos departamentos para cada ano escolar. Na grande maioria...Profissional de Marketing Esportivo Atua na área de marketing de empresas públicas ou privadas ligadas à produção de bens ou prestação de serviços relacionados à atividades esportivas, recreativas ou de lazer. Além dos conhecimentos de marketing comuns para qualquer empresa, este profissional precisa conhecer a dinâmica e as demandas das diversas atividades físi...Promotor de Eventos Esportivos Atua autonomamente ou em empresas especializadas na organização e promoção de eventos esportivos como competições, campeonatos, meetings, torneios, demonstrações, jogos amistosos, etc. Muito frequentemente compõe e/ou lidera equipes multidisciplinares de assistentes, jornalistas, profissionais de nível técnico, etc. Formaçã

...Recreacionista Atua ministrando aulas e jogos adaptados, brincadeiras, competições e concursos, de caráter recreativo e motivacional normalmente para turistas e acampantes, visando preencher-lhes o tempo ocioso maximizar a sensação de prazer e de boa qualidade de vida. Trabalha normalmente como trabalhador terceirizado (autônomo ou contratad...

Técnico Desportivo Profissional que atua planejando, ministrando e avaliando atividades físicas para atletas de uma determinada modalidade esportiva, visando maximizar o seu desempenho técnico e tático para as diversas competições. Atua muito frequentemente em clubes, em equipes multidisciplinares constituídas por assistentes, preparadores físic...

Um comentário:

nedav disse...

Atribui-lhe um prémio em http://gritodemudanca.blogspot.com/

Abraço