sábado, 15 de maio de 2010

Conheça o seu tipo de pisada:


O uso do calçado correto
Usar um tênis de corrida apropriado para o seu tipo de pisada vai ajudá-lo a prevenir lesões.

Conheça o seu tipo de pisada:



Pronada: Caracteriza-se pelo apoio da região medial do pé no contato com o solo. Corresponde a parte interna no pé. Quando a pronação excessiva acontece, o arco do pé se achata, alongando músculos, tendões e ligamentos que ficam na parte inferior do pé. Geralmente os corredores com esta pisada também têm "geno valgo" (joelhos curvos para dentro) e pé plano e podem sentir dores na parte medial do joelho. Mais de 75% da população mundial tem tipo de pisada pronada.
Pé chato (arco do pé achatado) é geralmente associado à pronação. Nesse caso o peso é aplicado na borda interior do pé durante a corrida. Esse tipo de pé requer um tênis das categorias controle do movimento ou estabilidade. Em primeiro lugar deve-se procurar sapatos que compensem essa rotação interna excessiva, com uma forma mais Reta para oferecer maior estabilidade ou com sola intermédia de dupla densidade e/ou dispositivos anti-pronação, a dupla densidade é apenas um bocado de espuma mais firme colocada do lado interno (medial) da sola intermedia dos sapatos para evitar que o pé rode em demasia para dentro.
Supinada: Caracteriza-se pelo apoio da região externa do pé no contato com o solo. Geralmente os corredores com esta pisada também apresentam "geno varo" (joelhos curvos para fora). Arco do pé alto é geralmente associado à supinação. Esse tipo de pé requer um tênis flexível, com bom amortecimento, como aqueles da categoria amortecimento. A supinação excessiva põe uma carga grande nos músculos e tendões que estabilizam o tornozelo, o que pode fazer com que o tornozelo rotacione totalmente para fora, resultado em torção ou até mesmo na ruptura total dos ligamentos. Deve-se procurar sapatos que compensem essa rotação externa excessiva, e assim oferecer maior estabilidade ou com sola intermédia de dupla densidade e/ou dispositivos anti-supinação, com reforço no lado externo da sola para evitar que o pé rode em demasia para fora.
Neutra: Caracteriza-se pelo apoio uniforme do pé no contato com o solo, não possuindo desvios nem para dentro e nem para fora.
A pisada começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro durante a movimentação, terminando com a parte da frente do pé inteira tocando o solo.
A grande maioria dos corredores com pisada neutra usam tênis da categoria neutro-amortecimento. Mas dependendo do seu arco do pé, o tipo de tênis de corrida a ser usado pode ser outro.

postado por ronan às 04:57

Nenhum comentário: