quarta-feira, 12 de maio de 2010

Brasil tem metas definidas para as paraolimpíadas do Rio/2016


Durante três dias os representantes de todos os segmentos do Movimento Paraolímpico estiveram reunidos para planejar detalhadamente os próximos anos do segmento para que o Brasil possa chegar às Paraolimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, em condições para brigar pela 5ª posição no ranking de medalhas.

“É a primeira vez que existe um movimento do CPB no sentido de reunir todos aqueles que fazem o esporte paraolímpico para planejarmos juntos os próximos anos”, destacou o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons. “Estamos vivendo um momento histórico com a proximidade das Paraolímpiadas no Rio, o que não ocorrerá novamente nessa geração. Temos que saber o que queremos e planejar, elencar as prioridades e executar”, justificou Parsons.

No primeiro dia de reuniões da 1ª Conferência do Esporte Paraolímpico Brasileiro, cerca de 50 presidentes, vice-presidentes e coordenadores técnicos de todas as entidades que gerem o esporte paraolímpico se reuniram com os membros do CPB para apresentar suas metas e discutir as traçadas pelo departamento técnico do Comitê. As entidades têm até o dia 9 de abril para enviar os ajustes propostos pelos técnicos do CPB ao projeto inicialmente apresentado. O plano final deve ser entregue ao Governo Federal 30 de abril.

O Secretário Nacional de Alto-Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Laser, presente na abertura da conferência, parabenizou a iniciativa do CPB.

“Quando você tem pouco dinheiro é fácil dividir, você dá um pouco para cada um e está tudo bem. Quanto mais recurso tem para dividir, o melhor projeto é que tem maiores chances de receber mais. O CPB deu um importante passo nesse sentido”, alertou Laser.

A presença dos representantes do Ministério do Esporte foi ressaltada por Parsons como um reconhecimento de que o esporte paraolímpico é esporte de alto rendimento. O que foi reafirmado por Laser:

“Não faz sentido ás vésperas não olhar para o CPB. Vamos ser bons anfitriões em 2016, mas também nos preocuparmos em trazer medalhas.”

O segundo dia da 1ª Conferência do Esporte Paraolímpico Brasileiro foi marcado por um rico debate entre membros das entidades paraolímpicas e parlamentares. Sob o tema "Abordagem Parlamentar", o encontro teve como objetivo construir um plano de ação do Movimento Paraolímpico junto às instâncias governamentais.

Convidados pelo CPB, a Deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO), presidente da Comissão de Turismo e Desporto; o Deputado Gilmar Machado (PT-MG), vice-líder do Governo; e o Deputado Deley de Oliveira (PSC-RJ), membro da CTD, falaram por algumas horas a cerca de 40 representantes de todas as modalidades do Movimento.

"Nosso objetivo é nos organizar para dialogar melhor com o congresso", resumiu o presidente do CPB, Andrew Parsons.

A Deputada Professora Raquel Teixeira lembrou a importância de um bom planejamento para poder fazer o papel virar realidade.

"Nada cai do céu, não existe milagre. Para que verba seja destinada a algum projeto é preciso ter um planejamento eficiente que leve à sua execução", disse a Deputada. "Estamos de ouvidos atentos para ser um instrumento de realização do Movimento Paraolímpico. Vivemos um período de entusiasmo no que tange o esporte e o turismo no Brasil", afirmou.

Já o Deputado Gilmar Machado falou da importância de adaptar instalações esportivas, da participação dos clubes na formação de atletas e do incentivo do debate sobre esporte na TV pública.

"É preciso de ações articuladas. A situação só poderá melhorar se o trabalho for organizado", falou o Deputado.

Após as primeiras palavras, os três parlamentares responderam longamente a questões dos representantes do Movimento Paraolímpico. O Deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) também prestigiou o encontro. O presidente Andrew Parsons solicitou a cada entidade que, até 15 de abril, envie ao CPB sugestões de ação junto aos parlamentares levando em consideração a área de interesse, a forma de abordagem e a imagem que o Movimento deseja transmitir. Já está em pauta também uma audiência pública com o CPB.

Nesta quarta-feira, a Assembléia Geral Ordinária aprovou por unanimidade a prestação de contas do primeiro ano de gestão do comitê executivo do CPB. No encontro, o presidente Andrew Parsons destacou os principais pontos desde primeiro período no comando da entidade máxima do Movimento Paraolímpico no Brasil. Em seguida, a Assembléia Extraordinária aprovou as propostas de mudança no Estatuto do CPB.

Nenhum comentário: