sábado, 15 de maio de 2010

ACREDITE - ISTO É UM LIVRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA


http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/acredite-isto-um-livro-educacao-fisica/

Segurem-se aí na cadeira. Vocês devem saber que o Brasil tem um fã de Hugo Chávez ainda mais entusiasmado do que Lula. Trata-se do governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), um autêntico “bolivariano” em terras tupiniquins. Acredite: seu governo distribui nas escolas públicas do Paraná um livro para, literalmente, revolucionar o ensino da Educação Física. Uma das coisas que o livro faz é atacar o caráter competitivo do esporte. O ideal, dizem os gênios de Requião, é substituir a competição pela cooperação, claro.

Na imagem acima, reproduzo uma página em que há um texto chamado “Esporte como afirmação do sistema capitalista”. O aluno de educação física (!!!) fica sabendo que “Karl Marx e Friendrich Engels escreveram juntos vários estudos sobre o capitalismo. Eles entendiam que o capitalismo procurava, dentro de sua lógica, transformar tudo em mercadoria, fazendo da força de trabalho do operário um objeto de compra e venda. Mas, afinal, quem são Marx e Engels? Leia sobre eles no box da página seguinte. Da perspectiva teórica desses pensadores, será que o atleta não transforma os seus movimentos em mercadoria?”

Numa outra página, lê-se:
“Prêmio ao vencedor: no esporte, apenas os vencedores são premiados, assim como em nossa vida, pois as pessoas de melhor condição social possuem mais regalias em relação às pessoas menos favorecidas. Você concorda com tal afirmação? Justifique e exemplifique”.

É isso aí. Seguem links com outras imagens do livro:
http://i230.photobucket.com/albums/ee68/davincimp/EducaoFsica-Pag.83.jpg
http://i230.photobucket.com/albums/ee68/davincimp/EducaoFsica-Pag.59.jpg
http://i230.photobucket.com/albums/ee68/davincimp/EducaoFsica-Pag.58.jpg
http://i230.photobucket.com/albums/ee68/davincimp/EducaoFsica-Pag.57.jpg
http://i230.photobucket.com/albums/ee68/davincimp/EducaoFsica-Pag.51.jpg
http://i230.photobucket.com/albums/ee68/davincimp/EducaoFsica-Pag.25.jpg
http://i230.photobucket.com/albums/ee68/davincimp/EducaoFsica-Pag.20.jpg
http://i230.photobucket.com/albums/ee68/davincimp/EducaoFsica-Pag.15.jpg

Nenhum comentário: