quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PSICOMOTRICIDADE AQUÁTICA E A SÍNDROME DE DOWN



A presente reflexão, baseada no estudo psicomotor do indivíduo Síndrome de Down (SD) e na psicomotricidade aquática, objetiva abranger a importância dessa inter-relação em seu processo de desenvolvimento integral.

Entende-se aqui por Psicomotricidade Aquática a "estimulação das potencialidades do indivíduo, utilizando a água como meio de ação mais global, através do movimento, e da relação desses indivíduos com o espaço, com o outro, com o objeto e consigo mesmo".
A proposta aquática baseada na psicomotricidade deve dirigir-se a utilização da água e do movimento nesse meio, para estimular o indivíduo de forma que lhe permita se conhecer e aceitar-se, ajustando sua conduta às exigências do meio social de forma lúdica e prazerosa, numa proposta onde a execução do movimento não impeça o indivíduo de expressar seu sujeito criativo, seu movimento livre, com sua bagagem de significações e sentido.

Especificando as características aquáticas, com a psicomotricidade, relacionadas a SD, comenta-se sobre a atuação em seus efeitos tônico-cervical-assimétricos, palmar, reflexo de endireitamento cefálico, etc. O apoio de braços, a sustentação cefálica e escapular são também abordadas.
Nos aspectos motores, aborda-se a qualidade postural e muscular, o controle de movimentos simétricos, assimétricos de dissociação dos movimentos naturais de rastejar, engatinhar, saltar, correr, a estimulação plantar e a hipotonia muscular entre outros.

Nos aspectos cognitivos, cita-se a facilidade do estímulo-resposta, a assimilação dos símbolos associativos ao movimento, a aprendizagem, a memória, a retenção desta aprendizagem, a facilitação de seu raciocínio em situações problema, a associação cognitiva integrada e muito mais.
Nos aspectos sócio-emocionais, a atitude envolve a autoconfiança, a prática em grupo, os aspectos do desenvolvimento como espelhamento, desenvolvimento da personalidade, a afetividade, a comunicação, a espontaniedade, a criatividade, e os aspectos de relação como limite, defesa de seu espaço, etc.

Nos aspectos psicomotores, envolve-se a estruturação do esquema e imagens corporais, coordenação de dinâmica global, a estruturação espacial, o controle respiratório, o ritmo, o equilíbrio, a organização temporal, entre outros.

Pretende-se com essa exposição enfatizar como é rica a educação e reabilitação através da água e da psicomotricidade, podendo as duas funcionar como instrumentos de integração real deste indivíduo com SD na sociedade.

Jocian Machado Bueno
Psicomotricista

Nenhum comentário: